domingo, 6 de fevereiro de 2011

Artigos Portal Dom Bosco - Educação Infantil

O papel dos professores e alunos na interação em sala de aula

O planejamento tem função fundamental nas relações interpessoais em sala de aula. Não apenas no que será feito, mas especialmente no que pretendemos que aconteça no processo educativo. Quando buscamos encontrar as causas de tantos problemas disciplinares em sala de aula, o que primeiro aparece é a falta de comunicação das metas de cada disciplina e da escola como um todo. Os alunos normalmente não sabem para onde estão caminhando. Têm consciência apenas de que precisam estar na média e passar de ano.
O que está acontecendo com as escolas, com os professores, com os alunos e com as famílias?
O conhecimento da realidade que envolve a escola corresponde a um passo muito importante para o planejamento atender às expectativas mais próximas das pessoas envolvidas no processo, em especial os alunos. Assim é possível ajudá-los a encontrar sentido no que fazem e o processo de aprendizagem fica mais significativo. Ter claros os motivos do que está acontecendo em sala de aula ganha uma força de resultados que pode superar questões relacionais consideradas graves em apenas discordâncias ou pensamentos diferentes, reforçando o posicionamento, a autonomia, a participação.

A competência de acolher a infância

No decorrer de minha experiência profissional, em que tenho o privilégio diário de conviver com muitas crianças, suas famílias e professores, fui invadida pensamentos ou sensações mais ou menos assim: como deve ser gostoso ser aluna dessa professora... ou filha dessa mãe ou desse pai e também, devo confessar, já pensei e senti o oposto .
Mas quero, nessa oportunidade, escrever sobre aqueles que me despertaram sentimentos de admiração por sua atitude acolhedora da infância.
Entendo por atitude acolhedora da infância a competência afetiva que alguns adultos têm de proporcionar aos pequenos um espaço onde as vivências de cada dia, que são a matéria prima da infância, sejam experiências de prazer, de estímulo à superação, de aventura em busca de descobertas e de espaço para a imaginação e para a fantasia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário